sábado, dezembro 22, 2007
Exigência é excelência
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Minorias Étnicas
Os protestos que temos observado à escala mundial, ocorridos na Birmânia, reforçam uma ideia que a “força política” tenta absorver – a ausência de regimes democráticos. O Presidente dos Estados Unidos considerou que a comunidade internacional deve ser um porto de abrigo do povo birmanês, na medida que o objectivo será impor o fim do uso da força contra o mesmo, que exprime, de forma pacífica, o desejo de mudança. Todas as nações civilizadas têm a responsabilidade de apoiar o povo birmanês, que sofre sob um regime militar, em desabono aos Direitos Humanos mais básicos – a liberdade. Bush afirma também que não ficará passivo quando o regime birmanês tentar calar a voz do seu povo, pela repressão e intimidação.
O contínuo desenrolar de protestos anti-governamentais a que se juntam milhares de civis, verificados na Birmânia, são a consequência da união daquele povo, lutando contra a Junta Militar, mas encontrando algumas adversidades – impedimentos das manifestações – que resultaram na detenção de milhares de indivíduos e duas dezenas de mortes registadas, entre elas, um fotojornalista japonês, Kenji Nagai.
Através destes acontecimentos de carácter étnico, podemos considerar que ainda nos encontramos num período em que a supremacia de certos poderes (políticos, sociais e culturais) prevalecem, a fim desses ganharam a supremacia e, como consequência, deteriorarem as minorias que tentam afirmar-se num mar de tubarões ferozes. Cabe-nos a nós, sociedade em geral, responder, pelos meios da democracia, de uma forma capaz e solúvel, orientando as ideologias divergentes entre um grande e um pequeno – o voto no mundo ocidental é uma respeitável arma, mas há interesses que emanam de raízes, por si, fortemente implementadas em ideais gastos. O mundo é um jogo de interesses sucessivos e, nem sempre ganha o melhor, mas o que tenta patentear ser o melhor. Filho Bush foi eleito, através do voto democrático.
